domingo, 23 de março de 2014

UMA EXPERIÊNCIA COM A CANTIGA “A LINDA ROSA JUVENIL”, NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO


Claudiana da Silva
Professora cursista do pacto Nacional.


Ao iniciarmos a aula foi exposto o cartaz na lousa com a letra da música: A linda rosa juvenil, onde as crianças realizaram a leitura coletiva, seguida cantamos com bastante animação, pois já conheciam a cantiga. Logo após a leitura eles puderam observar a repetição de palavras, onde podemos discutir sobre a repetição de palavras no texto. Depois destacamos no cartaz os personagens principais que a música traz, pedi que escrevessem em ordem alfabética.
No segundo momento retornamos a leitura no cartaz, cantamos e dramatizamos a música, em seguida entreguei o alfabeto móvel, que em dupla puderam formar os nomes dos personagens e outras palavras ditadas pela professora. Depois de formados as palavras foram registradas no caderno, onde pudemos explorar a quantidade de letras, vogais, consoantes e sílabas. No terceiro dia entreguei a música faltando algumas palavras, para que eles lessem e completassem com as palavras faltosas. Logo após realizamos atividades com o jogo da CEEL troca letras, o qual desafia o aluno a perceber com que letra e escrita o nome dos desenhos em destaque, foi uma aula dinâmica e de interação entre todos. Kishimoto (1996) esclarece que “É através do jogo que o indivíduo se apossa de seu contexto social e do seu meio e começa a explorar as suas capacidades funcionais.” No quarto dia, li o conto da Bela Adormecida, eles puderam perceber que a música: “A linda rosa juvenil” era parecida com o conto lido, realizamos uma roda de conversa sobre a versão da música e do conto, destacando oralmente os personagens de ambas. 
Em seguida continuamos estudando os encontros consonantais, realizando a atividade no livro didático do aluno. No quinto dia fizemos a leitura da cantiga de roda: “A linda rosa juvenil” no livro do aluno, pois continha a letra da música, realizamos o estudo do texto. Depois da atividade, os alunos fizeram a reescrita da música: A linda rosa juvenil com uma ilustração. Finalizamos com apresentação teatral em todas as salas do 1º ao 4ºano, cantando e dramatizando a cantiga de roda estudada, de forma prazerosa e significativa.
      A escola deve ser um espaço social, pedagogicamente organizado, que proporcione ajuda a nós professores com o intuito de encontrarmos direções, caminhos para ajudarmos nossos alunos a tornarem-se sujeitos sociais, bons leitores, curiosos e criativos. A sequência didática desenvolvida pelos alunos do 1º ano juntamente comigo foi de grande valia para estimular o gosto dos alunos pela leitura valorizando os usos sociais da mesma e respeitando a própria cultura. Assim sendo, é importante que se procure ampliar as experiências das crianças de modo que eles possam ler com prazer e autonomia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário