Claudiana da Silva
Professora
cursista do pacto Nacional.
Ao
iniciarmos a aula foi exposto o cartaz na lousa com a letra da música: A linda
rosa juvenil, onde as crianças realizaram a leitura coletiva, seguida cantamos
com bastante animação, pois já conheciam a cantiga. Logo após a leitura eles puderam
observar a repetição de palavras, onde podemos discutir sobre a repetição de
palavras no texto. Depois destacamos no cartaz os personagens principais que a
música traz, pedi que escrevessem em ordem alfabética.
No segundo momento
retornamos a leitura no cartaz, cantamos e dramatizamos a música, em seguida
entreguei o alfabeto móvel, que em dupla puderam formar os nomes dos
personagens e outras palavras ditadas pela professora. Depois de formados as
palavras foram registradas no caderno, onde pudemos explorar a quantidade de
letras, vogais, consoantes e sílabas. No terceiro dia entreguei a música
faltando algumas palavras, para que eles lessem e completassem com as palavras
faltosas. Logo após realizamos atividades com o jogo da CEEL troca letras, o
qual desafia o aluno a perceber com que letra e escrita o nome dos desenhos em
destaque, foi uma aula dinâmica e de interação entre todos. Kishimoto (1996)
esclarece que “É através do jogo que o
indivíduo se apossa de seu contexto social e do seu meio e começa a explorar as
suas capacidades funcionais.” No quarto dia, li o conto da Bela Adormecida,
eles puderam perceber que a música: “A linda rosa juvenil” era parecida com o
conto lido, realizamos uma roda de conversa sobre a versão da música e do
conto, destacando oralmente os personagens de ambas.
Em seguida continuamos
estudando os encontros consonantais, realizando a atividade no livro didático
do aluno. No quinto dia fizemos a leitura da cantiga de roda: “A linda rosa
juvenil” no livro do aluno, pois continha a letra da música, realizamos o
estudo do texto. Depois da atividade, os alunos fizeram a reescrita da música:
A linda rosa juvenil com uma ilustração. Finalizamos com apresentação teatral em
todas as salas do 1º ao 4ºano, cantando e dramatizando a cantiga de roda
estudada, de forma prazerosa e significativa.
A escola deve ser um
espaço social, pedagogicamente organizado, que proporcione ajuda a nós
professores com o intuito de encontrarmos direções, caminhos para ajudarmos
nossos alunos a tornarem-se sujeitos sociais, bons leitores, curiosos e
criativos. A sequência didática
desenvolvida
pelos alunos do 1º ano juntamente comigo foi de grande valia para
estimular o gosto dos alunos pela leitura valorizando os usos sociais da mesma
e respeitando a própria cultura. Assim sendo, é importante que se procure
ampliar as experiências das crianças de modo que eles possam ler com prazer e
autonomia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário