domingo, 23 de março de 2014

A LITERATURA DE CORDEL NA SALA DE AULA


  
Josefa Lopes do Nascimento[1]
                                                                                                        Professora cursista do pacto Nacional.

             O projeto tinha como objetivo geral: Compreender e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características básicas através de práticas de leitura, produção e análise linguística reconhecendo sua importância na cultura popular.
              E como objetivos específicos: Despertar o gosto e o desejo pela leitura; Compreender o contexto de produção próprio da literatura de cordel; Interpretar recursos linguísticos empregados em textos poéticos dos gêneros, em especial a rima; expor para a comunidade os trabalhos realizados durante o projeto.
              Iniciei o projeto levando para sala de aula um cordel que explicava o que era esse gênero textual, fizemos a leitura coletiva e em seguida estudamos mais detalhadamente a leitura. Em outro momento levei alguns folhetos, na ocasião os alunos puderam ver com era realmente um folheto de cordel. Então fizemos a exploração de vários itens dos folhetos como: autores, xilogravuras tamanhos, desenhos, estruturas. Com os cordéis conseguimos explorar versos, estrofes, métricas. Fizemos alguns desenhos lembrando a arte da xilogravura.
             O projeto possibilitou a confecção de cartazes, produções de texto e leituras. Foi possível conhecer a História do Cordel a partir do relato dos próprios "Cordelistas”. E possibilitou a apropriação do sistema de escrita. Trabalhar no texto as palavras rimadas abriu um leque de possibilidades: os alunos puderam grifar palavras nos textos, escrevê-las em cartazes e o recorte e colagem de outras palavras que rimavam com as dos cordéis. Utilizamos também o alfabeto móvel para montar nomes de cordéis já estudados, os alunos foram colocados em duplas com o nível silábico próximo. Esta atividade foi bastante proveitosa, pois possibilitou aos alunos pensarem sobre o sistema de escrita alfabética.
             Os alunos também puderam dramatizar alguns cordéis. Após serem estudados, os cordéis eram analisados para encontrar a melhor forma de passar para os demais colegas a mensagem do texto. E por ultima tivemos a criação d um cordel em forma de convite, o qual seria entregue a comunidade convidando-os para apresentação do projeto na escola. Houve a participação dos membros da comunidade e das coordenadoras da escola. Os alunos puderam expor seus trabalhos, ler alguns cordéis e dramatiza-los.


                          REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Ed. Cortez, 47ª edição, São Paulo, SP, 2006.
GALVÃO, Ana Maria de O. Cordel: leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa – coletâneas de textos didáticos. 2013

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