Josefa Lopes do Nascimento[1]
Professora cursista do pacto Nacional.
O projeto tinha como objetivo geral: Compreender
e reconhecer a função social do gênero cordel, bem como suas características
básicas através de práticas de leitura, produção e análise linguística
reconhecendo sua importância na cultura popular.
E como objetivos específicos: Despertar
o gosto e o desejo pela leitura; Compreender o contexto de produção próprio da
literatura de cordel; Interpretar recursos linguísticos empregados
em textos poéticos dos gêneros, em especial a rima; expor para a comunidade os
trabalhos realizados durante o projeto.
Os alunos também puderam dramatizar
alguns cordéis. Após serem estudados, os cordéis eram analisados para encontrar
a melhor forma de passar para os demais colegas a mensagem do texto. E por
ultima tivemos a criação d um cordel em forma de convite, o qual seria entregue
a comunidade convidando-os para apresentação do projeto na escola. Houve a
participação dos membros da comunidade e das coordenadoras da escola. Os alunos
puderam expor seus trabalhos, ler alguns cordéis e dramatiza-los.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. Ed.
Cortez, 47ª edição, São Paulo, SP, 2006.
GALVÃO, Ana Maria de O. Cordel:
leitores e ouvintes. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
Pacto Nacional Pela
Alfabetização na Idade Certa – coletâneas
de textos didáticos. 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário